segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Comunidade corre risco de morte com esgoto a céu aberto

Moradores da Vila Padre Inácio, em Caruaru, estão reclamando do esgoto que fica a céu aberto na entrada principal do bairro. A comunidade já convive há bastante tempo com o mau cheiro, com a grande quantidade de lixo e com os porcos que passeiam e se fartam no local. O caso já foi denunciado e mostrado pela imprensa várias vezes, porém a prefeitura nunca se mobilizou para tratar do problema, porque afirmou não saber da existência do enorme lamaçal.

“O esgoto fica na rua Frei Damião, local onde pessoas passam o tempo todo. No amontoado de lixo já foi possível encontrar inúmeras vezes até animais mortos, sem falar que a sujeira da fossa de outros bairros é despejada. Eu tenho que conviver com o mau cheiro, que a noite se torna insuportável”, relatou a moradora do local, Tereza Maria. As crianças que moram na Vila Padre Inácio costumam brincar perto do esgoto e constantemente adoecem de diarréia. De acordo com outro morador, João Marcos, muitas passeiam perto do local descalças e ficam sujeitas ao contato com a água contaminada e o lixo. “Eu fico o dia todo olhando para ver se meu filho, de apenas 6 anos, não está brincando perto do esgoto. Eu alerto sempre a ele, mas as outras crianças sempre ficam por lá, e para não ficar distante delas, ele brinca no local sujo também”, acrescentou.

Os moradores ainda reclamam da tubulação da ponte que corta o esgoto. Os canos foram construídos para servir de passagem para a água contaminada, o problema é que a tubulação foi construída em nível maior do que o esgoto. O que faz com que a água fique parada e não escoe pelos canos. Por causa da construção mal elaborada, a comunidade convive com constantes focos de dengue. Segundo os moradores do bairro, é comum que crianças e adultos adoeçam por causa do mosquito Aedes aegypti. Uma dessas tubuações, segundo a moradora Tereza Maria, vem do Hospital Manoel Afonso, que fica bem em frente ao bairro. Como se não bastassem os problemas, em dias de chuva intensa o esgoto entope e a água contaminada chega até as casas que ficam próximas à beira do esgoto.


A equipe de reportagem do Jornal Extra entrou em contato com a Secretaria de Obras e o Departamento de Vigilância Sanitária de Caruaru para que os setores prestassem depoimento em relação ao caso a fim de resolvê-lo. Ambas afirmaram não saber da existência do esgoto e nem tão pouco das freqüentes queixas dos moradores. De acordo com a Lei Federal 8.080/90, o serviço de vigilância sanitária deve atuar com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e de prestação de serviços de interesse da saúde. “Não é de hoje que os moradores convivem com esgoto no bairro. Isso é um descaso da prefeitura. Onde estão as secretarias que trabalham na eliminação desses problemas urbanos?”, indagou outra moradora Maria Isabel.

ENXURRADA DE DOENÇAS

O esgoto é uma conseqüência do uso da água para o abastecimento e se não tiver uma destinação adequada acaba contaminando as águas superficiais e subterrâneas, solo, e a população. O filho da dona de casa, Maria Cristina, já caiu no esgoto que fica a céu aberto enquanto brincava perto do local. Segundo ela, a criança adquiriu uma forte diarréia porque o germe da gastroenterite, responsável pelo sintoma, é o mais comum na água suja. O filho da dona de casa teve sorte, qualquer um que tenha contato com o esgoto pode adquirir uma doença que pode ser fatal, como hepatite ou febre tifóide. As fezes despejadas no esgoto são um oásis para esses microorganismos. Se alguém cair ali, pode acabar bebendo um pouco da água, mesmo que sejam umas poucas gotas pela boca ou pelo nariz, portas de entrada para toda essa fauna fecal. Só não dá para saber ao certo se uma pessoa sempre vai ficar doente porque escorregou no esgoto. Isso vai depender da concentração de sujeira na água, da quantidade de líquido que engoliu e da resistência do corpo. Além desses microorganismos existentes no esgoto, outra bactéria perigosa presente na água contaminada é a da leptospirose, transmitida pela urina dos ratos que fazem tocas na beira dos cursos d’água.